Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

quinta-feira, março 23, 2006

Mais Platão, Menos Prozac

Nas palavras do próprio autor do livro (Lou Marinoff): “Apesar de sua reputação, a filosofia não tem de ser intimidadora, maçante ou incompreensível. Grande parte do que foi escrito sobre o assunto ao longo dos anos se enquadra em uma ou mais dessas categorias, mas em seu cerne a filosofia examina as perguntas que todos fazemos: O que é a vida boa? O que é bom? Do que trata a vida? Por que estou aqui? Por que devo fazer a coisa certa? Não são perguntas fáceis ou não estaríamos ainda hoje matutando sobre elas.”


O livro faz um papel bem legal de preencher o vácuo entre a religião e a ciência. Aborda diferentes assuntos do cotidiano através de estudo de casos pela concepção de vários filósofos. Ele faz também um apanhado geral da história da filosofia; sendo um bom ponto de partida para quem sempre quis conhecer, mas não sabia por onde começar. Bem escrito, ele tira a filosofia da Torre de Marfim e a coloca onde vivemos.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eu já tinha te falado na outra semana que li todo o seu blog. Mas não tinha comentado. Hoje resolvi tirar um tempinho para lê-lo novamente e comentar.

Acho que vou querer ler este livro. Sempre detestei filosofia, nunca entendi onde isto nos leva, porquê eu tinha que estudar na escola, nas faculdades...

Uma vez me aconselharam a ler O Mundo de Sofia. Dizem que é a história da filosofia e que quem ler passa a gostar e entender. Nem assim me animei.

Agora acho que você me convenceu. de repente você pode estar certo, de repente este livro pode me fazer olhar para a filosofia com outros olhos. De repente.

6:52 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial