Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

sábado, junho 24, 2006

Minha visão sobre o Aikidô (orkut)

Vou colocar aqui duas respostas minhas da comunidade Aikidô Brasil, pois às vezes tenho a impressão de que: ou não estou sabendo me expressar direito ou estou respondendo no lugar errado. Eu adoro Aikidô, mas sempre me deparo com aikidoístas fanáticos que não conseguem ver que existem limites para o Aikidô, que com ele não vamos aprender a voar nem parar bala com os dentes.


Pergunta: Aikido é uma boa arte para auto-defesa ?? Quanto tempo de treino até a pessoa conseguir se defender ?


Resposta: Não menos que 5 anos 02/06/2006 14:43


E mesmo assim se você for um aluno dedicado. Dependendo do enfoque do seu professor, nem em 10 anos.


O Aikidô é sofisticado, e nem de longe é o caminho mais curto para este objetivo. E eu ainda tenho dúvidas se todos os antigos praticantes dessa arte adquirem as habilidades necessárias para isso.


Acho o Aikidô mais indicado para "guerras campais" (possibilidade de múltiplos atacantes com objetos)ou como controle por forças policiais.


No mano-a-mano (com ambiente limpo e somente um adversário) o jiu-jitsu ou Boxe Tailandês são mais indicados.


Se você quer aprender a se defender logo, vá praticar Boxe Inglês. È rápido e eficiente.



Pergunta: Mas o Aikidô não é a melhor arte-marcial do mundo, superior a tudo que tem por aí? (adaptação)


Resposta: Qual é a melhor arma? 11/06/2006 10:32


Não sei se fui claro das minhas opniões quando respondi no início do tópico.


Na comunidade de espadas/esgrima/armas medievais sempre alguém vem com a pergunta: "Qual é a melhor arma?" Sempre respondo: "Depende do que você quer."


Veja: Se eu estou num batalhão numa formação apertada contra um grupo a cavalo, talvez o conjunto lança/espada curta seja o mais indicado.


Se estou lutando em um ambiente aberto com múltiplos atacantes, pouca formação devido ao relevo, o conjunto de armas deve ser bem diferente. Talvez um machado curto e uma espada curta seja um conjunto bom.


As espadas de diferentes formatos e pesos são ferramentas, e servem para propósitos diferentes. Uma Claymore é melhor pra uma coisa, uma Rapier pra outra. Se você ainda está na fase de que a katana é a espada suprema, você ainda não entendeu nada.


O Aikidô é uma arte marcial muito própria, mas não é indicada para todos os casos e situações. É claro que se uma pessoa treina todos os dias noção de distância e movimentação, ela vai ter uma superioridade num combate, mas existem outras técnicas de auto-defesa que talvez sejam mais interessantes para o seu propósito.


Um exemplo de Aikidô (Steven Seagal): http://www.youtube.com/watch?v=7Vqi8wPXD0c&search=Steven%20Seagal


Ou ainda (novamente Steven Seagal): http://www.youtube.com/watch?v=SM96FLDW72Y&search=Steven%20Seagal


Um exemplo de Kick-boxing (Iron Mike): http://www.youtube.com/watch?v=_ZBaK3lI23k&search=iron%20mike


Foto do tópico (de Magnus Hartman): http://www.aikido-international.org/exhibit/Dojokids/DK4.htm



5 Comentários:

Blogger Christian Rocha disse...

Quando alguém pergunta "O Aikido é bom para se defender?" é adequado responder perguntando "Defender-se do quê?".

A palavra "marcial" traz à mente os filmes de luta, os jogos de luta, diversas situações de combate físico, com ou sem armas. Mas não traz à mente o conflito interior, o conflito sutil, não-declarado, psicológico.

É curioso que tantas pessoas se dediquem a aprender a imobilizar um agressor ou a desarmá-lo e não saibam nem como se expressar com educação, agir com civilidade e viver em paz.

*
Muito bom o post.

7:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Muito legal isso que escreveu, esclareceu. E bem legal também o texto "A Morte Devagar". Gostei bastante!

6:40 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Que tal atualizar ???
Fale sobre:
1. Os ultimos lançamentos holiwoodianos;
2. A ultima semana da novela;
3. A derrocada do asilo parreirístico;
...
Estou sem idéias....

12:33 PM  
Blogger Walter Amorim disse...

Interessante seu texto. As pessoas estam muito preocupadas nestes debates tipo aikido é eficiente? è o melhor? Como não há competições e existem muitos praticantes, inclusive professores, ruins (isto não é ium privilégio nem do aikido nem das artes marciais) então surge esses debates. Eu não sei se é bom para batalhas ou enbates, mas me faz bem. Eu talvez dependendo da situação usasse o karate que aprendi antes ou arnis que estou começando, mas já usei o aikido e funcionou bem naquela situação inclusive com a altenativa de n~çao infligir danos demasiados ao atacante. Em dois casos de raros 3 eles depois ficaram meus amigos. acredito até que um policial vá preferir, em situação real extrema, usar a arma. Menos risco a ele e outros, se bem empregado. O que alero aos meus alunos em situação rela não há regras, igual campeonato de jiu-jitsu, mma, tkd oui aikido competitivo. Não tem kimono e ninguém esta preocupado se o ataque e covarde ou não. O controle psicológico e a inteligência marcial é mais importnate. Pode até evitar desgaasste desnecessários.

7:15 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Sou praticante de aikido a 1 ano, e tudo o que foi dito neste post é verdade, apesar de a verdade ser relativa. As pessoas que treinam aikido geralmente buscam algo mais que eficiência, e esse algo mais é que é o verdadeiro diferencial da arte.

11:14 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial