Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

sábado, julho 15, 2006

Metade

A letra é o Poema "Metade" de Mauro Burlamaqui Sampaio, mas ficou conhecida no Brasil pela voz de Oswaldo Montenegro:


“E que a força no medo que eu tenho, não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.

Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.

Que a música que eu ouço ao longe seja linda ao invés de tristeza.

Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada, mesmo que distante.

Porque metade de mim é partida, a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece, e nem repetidas com fervor,

apenas respeitadas, como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.

Porque metade de mim é o que eu ouço, e a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço.

Que essa tensão que me corre por dentro seja um dia recompensada.

Porque metade de mim é o que eu penso, e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste.

Que convivo comigo mesmo e se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso, que me lembro ter dado na infância.

Porque metade de mim é a lembrança do que fui, e a outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria, pra me fazer aquietar o espírito.

E, que o teu silêncio me fale cada vez mais.

Porque metade de mim é abrigo, e a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar.

Porque é preciso simplicidade para fazer florescer.

Porque metade de mim é platéia, e a outra metade é canção.

E, que a minha loucura seja perdoada.

Porque metade de mim é Amor, e a outra metade...também!”

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Foi a partir da leitura deste post, há umas duas semanas, que resolvi que teria que lê-lo novamente comentando. Não sei se já te disse, mas sou fã do Oswaldo. E esse poema é de uma beleza absurda para mim. Chega a me ferir quando ouço (já ouviu com uma música instrumental de fundo?). Mas há outras letras dele que também são extremamente belas. Um dia te mando. Adorei você gostar ao menos desse poema dele...

7:49 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Tenho acompanhado há algum tempo a polêmica em torno da autoria do poema Metade. Na condição de fã e conhecedor da obra de Oswaldo Montenegro, o resultado dessa discussão muito me interessa.
>
> Como até agora esse cidadão de nome Mauro Burlamaqui diz que é o verdadeiro autor, mas não mostra prova nenhuma disso e as outras pessoas dizem que a assessoria do Oswaldo não se manifestou, então resolvi ir atrás da resposta.
>
> Antes, gostaria de fazer uma breve apresentação. Sou ator, cantor e escritor. Além de fã do Oswaldo Montenegro, tive o privilégio de trabalhar com ele durante quatro anos ininterruptos e outras diversas participações em espetáculos aos longos dos anos. E tenho, até hoje, o privilégio maior ainda de ser seu amigo pessoal, da sua família e de Madalena Salles que, aliás, não é mais mulher do Oswaldo, como erradamente estão dizendo, há muitos e muitos anos. Portanto, o que declaro aqui não é fruto de especulação, nem de respostas de assessores ou empresários. Minha declaração é resultado de uma conversa com o próprio Oswaldo e com Madalena que, aliás, me autorizaram a revelar o papo aqui.
>
> Em primeiro lugar, o tal Mauro Burlamaqui já conversou com o pessoal do Oswaldo, como ele mesmo afirma. O que não foi dito é que ele mesmo já mudou o tom da acusação e aventou a possibilidade de ter se enganado. Disse que já faz tanto tempo que na verdade ele pode ter "escutado" o poema e se confundido, achando que foi ele quem criou. Como também sou escritor, acho praticamente impossível escutar alguma coisa e depois se confundir achando que eu escrevi aquilo, nem que se passem 100 anos. Mas, supondo que isso seja possível, e ele mesmo admite a hipótese, então já deveria ter escrito isso nos mesmos lugares onde escreveu que era o autor do poema.
>
> Em segundo lugar, ele diz que já abriu processo em Portugal, no Brasil e em sei lá mais onde. Porém, nem o Oswaldo, nem sua assessoria, nem seu advogado receberam qualquer notificação nesse sentido. Aliás, é o que eles estão esperando para apresentar as provas que mostram quem é o autor do poema. Apesar dele dizer o contrário, as provas existem. Além do LP Trilhas de 1977, eles possuem documentos anteriores a essa data que comprovam a autoria. E não adianta dizer que "eles não têm essas provas" simplesmente porque não mostraram a ele. Eles não têm que mostrar à ninguém, a não ser para a justiça se forem solicitados. Se o senhor Mauro não acredita que as provas existem, que os processe realmente. Não sei o que ainda está esperando.
>
> Em terceiro lugar ( e aí não é resultado da conversa, mas opinião pessoal ), não encontrei em nenhum lugar a obra do senhor Mauro. A não ser por outro poema intitulado "Encontro", que aliás deixa muito a desejar se comparado ao METADE, não li mais nada da autoria desse cidadão que pudesse mostrar que ele, pelo menos, teria capacidade pra ter criado o poema. Em compensação, quem conhece a obra so Oswaldo Montenegro vai achar outras músicas e textos fantásticos, à altura de alguém que consegue criar algo como METADE. E se você não conhece a obra, uma pesquisada sem muito esforço na internet vai te mostrar um sem número de opções.
>
> Em quarto lugar, ainda no campo da opinião pessoal, eu adoraria saber quem são esses amigos cariocas que ele não ve há vinte anos, mas que vive escrevendo por aí que o estão apoiando e ajudando a provar sua acusação. Informe seus nomes, seus e-mails, peça para que se manifestem publicamente a seu favor atestando que a autoria do poema é seu.
>
> Por fim, minha opinião é que esse senhor vislumbrou uma oportunidade de aparecer e agora, mesmo não conseguindo comprovar a afirmação que fez, ainda continua a espalhar essa conversa por aí. Infelizmente a internet não vive só de vantagens e boas coisas. Ela proporciona que o nome de um artista consagrado seja manchado dessa forma por pessoas que se escondem atrás de um blog, que lançam acusações, causam um tumulto e fica tudo por isso mesmo.
>
> Queria deixar um conselho ao senhor Mauro. Processe o Oswaldo Montenegro. Busque seus direitos. Eu já tive problemas de autoria e, em todas as vezes, ganhei na justiça o que me era de direito. Precisei única e exclusivamente provar o que eu estava dizendo. Se o senhor tem provas, faça isso.
>
> E aos outros que estão acompanhando essa polêmica, sugiro que entrem no site do Oswaldo www.oswaldomontenegro.com.br e solicitem uma posição. Tenho certeza que serão atendidos e receberão as devidas explicações.
>
> Ithamar Lembo"

9:48 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial