Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

terça-feira, dezembro 16, 2008

Comédias românticas prejudicam vida afetiva, diz estudo

Do artigo da BBC Brasil de 16/12/2008

"Assistir a comédias românticas ou ler revistas femininas e masculinas pode prejudicar a vida amorosa e afetiva, afirma uma pesquisa da Heriot-Watt University, em Edimburgo, divulgada nesta quarta-feira.

Segundo os cientistas do Laboratório de Relações Pessoais e de Família da universidade, os filmes e as revistas mostram situações idealizadas, distantes da realidade de seu público, criando expectativas que não serão correspondidas.

A equipe liderada pelos psicólogos Bjarne Holmes e Kimberly Johnson estudou 40 das comédias românticas mais assistidas entre 1995 e 2005, além das revistas, e concluiu que elas trazem um tema comum: a idéia de uma "alma gêmea", que estamos todos predestinados a conhecer e que deveria nos conhecer instintivamente tão bem que poderiam "quase ler nossas mentes".

Depois de estudar os filmes, os pesquisadores pediram a centenas de pessoas que respondessem a um questionário descrevendo suas crenças e expectativas sobre seus relacionamentos.
Segundo os cientistas, os fãs de filmes como Mensagem para você, O Casamento dos meus sonhos e Enquanto você dormia normalmente não conseguem se comunicar efetivamente com seus parceiros.

Para Holmes, as conclusões podem ter implicações profundas em nossas vidas. "Terapeutas de casais vêem com freqüência casais que acreditam que os homens e as mulheres querem coisas bem diferentes de suas relações, que o sexo deve ser perfeito sempre, e que se uma pessoa foi 'feita para você', então ela vai saber o que você quer, sem que você precise comunicá-lo."

"Agora temos algumas evidências que sugerem que a mídia popular tem um papel em perpetuar essas idéias na mente das pessoas."

Para Holmes, a pesquisa descobriu uma verdade pouco confortável: "o problema é que enquanto que a maioria de nós sabe que a idéia de um relacionamento perfeito não é realista, alguns de nós somos mais influenciados pelas imagens mostradas na mídia do que nos damos conta."

"Os filmes capturam a excitação de um novo relacionamento, mas eles também sugerem, erradamente, que a confiança e o amor comprometido existem a partir do momento em que as pessoas se conhecem, enquanto que essas qualidades, normalmente, levam anos para se desenvolver", diz Kimberly Johnson.

Os pesquisadores agora pretendem lançar uma pesquisa global sobre a influência da mídia nos relacionamentos, e pedem aos interessados que participem respondendo a um questionário pela internet."

Texto Original da BBC Brasil

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Apesar de saber o que nos espera ao término do filme, do gênero comédia romântica, onde quase sempre o mocinho e a mocinha serão felizes para sempre, ainda assim assisto-os. Por que? Por que sou careta ou isso é coisa de mocinha? Não! Talvez, porque eu seja uma das últimas românticas... Talvez, também, ser romântica(o) seja uma característica considerada um pouco ou um tanto fora de moda para o mundo atual... Sou romântica, porém, entretanto, contudo, todavia... Sou realista.
Há quem não goste de ser cuidado? De ser convidado para um cineminha? De receber flores ou mimos fora de hora? De acordar com um café da manhã a espera? De carinhos e carícias que nos deixam com vontade de virar lagartixa? De dormir juntinhos? De fazer sesta abraçados? De saber que alguém está a sua espera quando chegar de viagem?... Pensando bem, se você sorriu, alguém aqui além de mim, também tem seus traços românticos.
Se acredito em "Alma Gêmea"? Claro! A minha "Alma Gêmea" é DEFEITUOSA, assim como eu. Porém, assim como eu, possui defeitos com os quais possamos conviver (viver juntos).
Voltando as comédias românticas...
Comédias românticas podem, por vezes, nos distrair, nos fazer sorrir, nos fazer sonhar (Vidas são (des)construídas por sonhos, tudo dependerá de nossa capacidade de discernir). Comédias românticas podem até mesmo nos fazer ler uma reportagem, postar no blog e fazer algum ser virtual do outro lado comentar...
Cuidado! Quando menos se espera, você pode estar vivendo dentro de uma comédia romântica, mesmo que no universo paralelo a vida tenha seus dramas, suspenses, ações, ficções, aventuras, comédias... E, porque não relatar, o gênero policial da vida?
Comédias românticas não prejudicam a vida afetiva... A falta de sabedoria, de discernimento, sim!

11:37 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Você não acredita em comédias românticas até a vida te colocar dentro de uma...

10:15 AM  
Blogger Leonardo Soares disse...

Mas eu adoro comédias românticas!!!
(Por favor nao espalhem, pega mal pra mim).

Só digo que: Assim como os filmes policiais americanos são muito distântes da realidade da polícia americana, as comédias românticas também mostram distorções da realidade.

Eu não digo que não deva haver romantismo (eu sou um exemplo disso), o que estou dizendo é que é preciso ver com olhos críticos um filme.

Em filmes americanos se você der um tiro, mesmo que numa cidade do interior, em 2 ou 3 minutos a SWAT aparece. Eu rio ainda hoje de um filme do Arnold Schwarzenegger (Last Action Hero), em que o personagem sai do mundo dos filmes para a vida real, e o bandido atira para o alto e fica esperando a polícia chegar.

11:37 AM  
Anonymous Anônimo disse...

"Hay que endurecer, pero si perder la ternura jamás."
Che Guevara

3:48 PM  
Blogger Guilherme Henrique disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:52 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial