Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

domingo, dezembro 31, 2006

Kubuntu

Cansei de micro travando, preocupação com segurança e vírus. Eu usava Windons XP original. Sempre dava "pow" no Windons Installer, não conseguia instalar alguns programas, e vivia tendo que me preocupar com algumas transferências de dados.

Bom... Tomei coragem e passei para algo muito melhor. E se eu te dissesse que existe uma distribuição Linux cujo o lema é "Linux for human beings" (Linux para seres humanos)? Baseado na distribuição Debian, Ubuntu veio para ficar.

Existe a opção na instalação de criar dupla partição (manter uma divisão do Linux com o seu Windons), mas eu resolvi radicalizar. Apaguei completamente meu Windons da máquina. Tudo na instalação foi feito sozinho, não tive que responder a nada. O Kubuntu (Ubuntu com KDE) reconheceu drivers, conexão na Internet, tudo. Quando comecei a mexer, já estava na rede.

A filosofia Ubuntu é que "o software deve estar disponível e livre de custos, que os softwares devem ser usados pelas pessoas em seu idioma local e pelas que possuam deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade para customizar e alterar seus softwares quaisquer que sejam suas necessidades."

SOFTWARE LIVRE e CÓDIGO ABERTO

Ubuntu é um conceito da Africa do Sul que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. Uma tentativa de tradução para a Lingua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". Uma outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".

"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo."

--- Arcebispo Desmond Tutu.


Imagem do Meu Desktop: Kubuntu (isto é, KDE). Nele você vê Firefox, Skype, Kopete (MSN) entre outros aplicativos. O OpenOffice é totalmente compatível com Office do Windons.

Ubuntu tem ainda 3 configurações, além da principal: Kubuntu (Ubuntu com aparência KDE); Edubuntu (totalmente voltado para a educação); Xubuntu (Ubuntu super-leve).

Site oficial

Ubuntu Brasil

OBS: Como a filosofia da Ubuntu é tudo ser gratuito e com garantia de suporte ad eternum, alguns programas gratuitos eu tive que pedir para instalar. Tudo é muito fácil: Vá em Adicionar/remover programas e marque um "X" nos programas que você quer, que ele puxa direto da rede. Recomendo que instale logo de cara Synaptic - gerenciador de pacotes. Pronto, só registrar os codecs seguindo a lista.

Se você ainda usa a desculpa dos joguinhos: clique aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial