Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

terça-feira, julho 31, 2007

O Homem Duplo (A Scanner Darkly -2006)


Passou primeiro no Festival do Rio de 2006, depois estreou no início de 2007 em poucas salas, e chega agora em DVD. É um filme que pouco se ouviu falar, pouco comentado, mas um ótimo filme.

Esse é o segundo filme do diretor Richard Linklater utilizando a mesma técnica de animação de rotoscopia digital que utilizou em “Waking life”, em que a animação gráfica cobre as cenas filmadas dos atores, porém aqui ela tem um aproveitamento ainda maior.

O filme é baseado no romance homônimo de Philip K. Dick, já muito famoso pelas adaptações de “Blade Runner”, “Vingador do futuro”, “Minority report”, entre outros.

O filme conta com Keanu Reeves, Robert Downey Jr, Woody Harrelson e Winona Ryder. A história se passa num futuro próximo tendo como tema o combate às drogas e a investigação de um policial para conseguir desmontar a quadrilha.

O que achei mais interessante foi o encaixe da animação com o efeito das drogas e a paranóia que surgem no filme, confundindo o real e o irreal, além claro do ótimo roteiro.


Site oficial: ohomemduplo
Site oficial do Philip K. Dick:www.philipkdick.com

sexta-feira, julho 27, 2007

Transformers (Transformers - 2007)

Em um filme de Michael Bay e com produção de Steven Spielberg não se pode esperar outra coisa além de efeitos especiais. E é exatamente por isso que vale o filme, os robôs são o ponto alto. No entanto, é preciso agüentar um protagonista fugitivo de “American Pie”, piadas infames com muitas referências a cultura atual totalmente dispensáveis (Armagedon, Wolverine, Ebay, entre outros), uma montagem de vídeo clipe com cortes muito rápidos onde nem se entende o que acontece, algumas cenas são tão ridículas que só resta rir.

De qualquer maneira, a ótima idéia de reviver os brinquedos da Hasbro que deu origem a um desenho animado e a uma hq na década de 80 acaba atraindo a geração antiga querendo ver seus brinquedos do passado em tela grande, não importando o roteiro, como novos fãs (crianças), mais interessados nos possíveis brinquedos que o filme originará.

O enredo e os diálogos são péssimos e o roteiro é lamentável (entre vários furos existentes), os filmes do Michael Bay você percebe que são dele, sem saber que são dele, inclusive estragando boas histórias (o caso de "A ilha"). Sua obsessão com a ação me deixa tonto.

Os transformers em si só ficam legal parados, pois quando eles se mexem não dá para ver nada, não tem como saber se está bem feito ou não ou o que estão fazendo, a melhor cena é quando todos os autobots se apresentam ao Sam, é quando dá para ver melhor, e ali até que fica legal.

quarta-feira, julho 25, 2007

Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of the Phoenix - 2007)


Como um filme baseado em um livro de 702 páginas (a tradução brasileira) condensado em um filme de 2 horas e pouco, é necessário cortar três quartos do livro, com isso a trama fica diluída, os personagens pouco desenvolvidos, e alguns furos tem que ser completados pelo bom senso do telespectador. Com todos esses problemas esse quinto filme da franquia é o melhor elaborado, o que há de mais importante está presente no filme, sem buracos no roteiro, com bons efeitos especiais e com os atores (inclusive os mirins) dominando melhor seus personagens.

Um ótimo filme de ação, mostrando que o oba-oba nos primeiros filmes atrapalharam as produções. O pior defeito fica por conta do pequeno desenvolvimento do universo dos bruxos (que tem sempre ótimas idéias), mas já era de se esperar.


Site oficial: harrypotter

segunda-feira, julho 23, 2007

7 maravilhas modernas


Já foi anunciado há alguns dias (para ser mais exato 7 de julho de 2007) as novas sete maravilhas do mundo moderno. Achei o critério de votação muito ruim, quiseram fazer uma votação popular, aberta a todos, mas a votação era feita por internet ou por telefone celular. Com isso os vencedores foram ou os hors concours (como Machu Picchu) ou os países mais populosos (como o Cristo Redentor e a Muralha da China) e com campanhas de maior massificação.
No Brasil o que eu vi foi uma grande campanha (em todos os lugares), além das pessoas estarem votando apenas por um orgulho ufanista, sem parar para refletir. Na minha humilde opinião acho que o Pão de Açúcar seria mais apropriado do que o Corcovado, assim como prefiro o Stonehenge e Acrópolis.
De qualquer forma as sete eleitas foram as sete fotos acima (em ordem Coliseu, Grande Muralha, Machu Picchu, Cristo Redentor, Petra, Taj Mahal e Chichen Itza).


Site oficial: new7wonders

terça-feira, julho 17, 2007

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Fantastic Four: The Rise of the Silver Surfer – 2007)


Reed Richards e Susan Storm realizam os últimos ajustes para o casamento com dificuldades graças à presença da mídia (pois afinal eles são super-astros), entretanto, durante a cerimônia o Surfista Prateado surge para acabar com a festa (literalmente) e começa o jogo de gato e rato entre o quarteto e o surfista. Porém cada vez mais o Surfista Prateado se aproxima de seu objetivo e o quarteto fantástico falha.

O filme não chega nem próximo do filme anterior, com alguns fatos deploráveis: o Galactus aparece como uma nuvem, o Tocha Humana se “torna” o superskrull e o poder do Surfista que provem da prancha (ou seja, pode-se colocar qualquer mane em cima da prancha que não faz diferença!).

Os pontos altos do filme são os efeitos (principalmente o Surfista Prateado) e a cena copiada da hq em que o Stan Lee é barrado no casamento.



Site oficial: quartetofantasticoeosurfistaprateado

sexta-feira, julho 13, 2007

Pan Rio 2007


A abertura dos jogos Pan-americanos é hoje. Eu não sou nem um defensor bairrista que diz que o Pan precisa ser feito no RJ de qualquer maneira, pois já foi feito em lugares com problemas semelhantes e com os mesmos moldes; ou um acusador que ataca o Pan dizendo que não existe condições de ele ser realizado no RJ. Porém existem necessidades que precisam ser supridas para um evento deste porte e o ideal seria que esse evento trouxesse benefícios que permanecessem na cidade após o Pan. Como a construção da infra-estrutura do evento já sofreu um superfaturamento, fica difícil acreditar que o evento trará algum benefício que não seja para os envolvidos com a organização. O fato da dificuldade de conseguir ingressos para os jogos e os preços serem fora dos padrões do consumo brasileiros mostra que o evento não serve aos brasileiros. Além de outros lugares e pessoas necessitarem mais destes investimentos, a violência exercida às camadas mais pobres para mascarar problemas estruturais de qualquer lugar no mundo atual mostra que o Pan só beneficiará a poucos. Por essas e outras razões acho que esse desenho do mascote do Pan representa bem o evento.



site com a matéria relativa a foto acima

terça-feira, julho 10, 2007

Bad Religion


God's Love

Bad Religion

Striking at mental apparitions
Like a drunk on a vacant street
Silently beset by the hands of time
indelicate in its fury
An aberrant crack as skeletons yield
To unrelenting gravity
While viruses prowl for helpless victims
Who succumb rapidly

(Tell me!) Tell me; where is the love?
In a careless creation?
When there’s no above
There’s no justice
Just a cause and no cure
And a bounty of suffering
It seems we all endure
And what I’m frightened of
Is that they call it God’s love

twisted torment make believe
There’s a truth and we all submit
Believe my eyes, my brain complies
To all that they interpret

[Chorus]

I know there’s no reason for alarm
But who needs perspective when it comes to pain and harm?
We can change our minds; there’s a better prize

But first you’ve got to
[Chorus]

They call it God’s love
My pain is God’s love


Youtube vídeo:god´s love

quinta-feira, julho 05, 2007

Shrek Terceiro (Shrek The Third – 2007)


Shrek tem que ocupar o trono substituindo o rei, mas insatisfeito com essa função, ele busca um substituto enquanto o Príncipe Encantado busca sua vingança. O filme é uma grande salada de referências, principalmente de contos de fadas. As piadas e a trama em si mostraram-se óbvias e perderam o humor negro e piadas inteligentes que possuíam nos filmes anteriores, que eram na verdade um anti-conto de fadas. As vozes continuam com Mike Meyers, Cameron Diaz, Eddie Murphy e Antonio Banderas.

Site oficial: shrek 3