Mundo ao Leo

Esse blog não é um diário. É um compartilhar de como vejo o mundo. É uma mensagem numa garrafa jogada ao mar, pronta para algum navegante pegar na rede. lsmsoares@gmail.com

quinta-feira, agosto 31, 2006

Miami Vice

O produtor, roteirista e diretor do filme, Michael Mann, trabalhou como produtor executivo e diretor de alguns episódios da série, é dele também a direção do filme "Colateral". Sonny Crockett (Colin Farrell) e Ricardo Tubbs (Jamie Foxx) estão de volta, os mesmos personagens da famosa série de 1984 a 1989. A atuação dos dois atores principais é meio canastrona, mas muito divertida. Já a atriz Gong Li de "2046" está muito bem no papel.

O filme começa mostrando pra que veio. O mundo das drogas é um mundo violento, e o trabalho dos policiais disfarçados muito perigoso. Parece que o roteirista diz nos primeiro 5 minutos do filme: "Se não queria ver este tipo de filme, por que veio?" Quem veio assistir a um programa de televisão que passava em horário livre vai ter uma decepção. O filme é muito mais do que isso.

Gostei muito da direção, hora fazendo tomadas referência aos modelos televisivos dos anos 80, hora fazendo uma câmera digital ágil que te coloca no meio de tiroteios. O jogo de câmeras é um ponto alto do filme. Em vários momentos do filme, a platéia reage de maneira muito boa, até com aplausos. O filme tem muitas sacadas, e de muito bom gosto. A trilha sonora é perfeita, tornou-se um dos personagens do filme.

Bem descrito nas palavras da crítica de cinema Angélica Bito: "Miami Vice é um blockbuster inteligente e diferente do que geralmente é feito no gênero policial. E um fracasso comercial. Será que os filmes hollywoodianos, portanto, não podem sair das regras como esta produção? As bilheterias americanas dizem que não, e quem mais deveria lamentar é o espectador."

Site oficial:
http://www.miamivice.com/

segunda-feira, agosto 28, 2006

Roberta Lima

Aproveito aqui para divulgar o trabalho de uma grande amiga que admiro muito (foto acima feita totalmente no computador).

Roberta Lima, designer há 8 anos. Expecialista em Programação Visual e modelagem 3D. Experiência em sites com loja virtual e 3D em tempo real (coisas como girar um objeto com o mouse e vê-lo de todos os ângulos na Internet). Vídeos, animações e efeitos especiais. Trabalha para qualquer tipo de impressos: revistas, anúncios, panfletos, banners, outdoors, cartões dos mais variados tipos, folders, etc. Restaura fotos antigas digitalmente, manipula e faz montagens de layouts e fotos.

E-mail para contato: robertaclp@hotmail.com
Site oficial: www.robertaportfolio.kit.net

domingo, agosto 27, 2006

Lembrando a entrevista do Marcola...

Entrevista de "Marcola" ao Jornal O Globo (23/05/2006)

O GLOBO - Você é do PCC?

MARCOLA - Mais que isso, eu sou um sinal de novos tempos. Eu era pobre e invisível... vocês nunca me olharam durante décadas... E antigamente era mole resolver o problema da miséria... O diagnóstico era óbvio: migração rural, desnível de renda, poucas favelas, ralas periferias...
A solução é que nunca vinha... Que fizeram? Nada. O governo federal alguma vez alocou uma verba para nós? Nós só aparecíamos nos desabamentos no morro ou nas músicas românticas sobre a "beleza dos morros ao amanhecer", essas coisas. Agora, estamos ricos com a multinacional do pó. E vocês estão morrendo de medo... Nós somos o início tardio de vossa consciência social... Viu? Sou culto... Leio Dante na prisão...

O GLOBO - Mas... a solução seria...

MARCOLA - Solução? Não há mais solução, cara... A própria idéia de "solução" já é um erro. Já olhou o tamanho das 560 favelas do Rio? Já andou de helicóptero por cima da periferia de São Paulo? Solução como? Só viria com muitos bilhões de dólares gastos organizadamente, com um governante de alto nível, uma imensa vontade política, crescimento econômico, revolução na educação, urbanização geral; e tudo teria de ser sob a batuta quase que de uma "tirania esclarecida", que pulasse por cima da paralisia burocrática secular, que passasse por cima do Legislativo cúmplice (Ou você acha que os 287 sanguessugas vão agir? Se bobear, vão roubar até o PCC...) e do Judiciário, que impede punições. Teria de haver uma reforma radical do processo penal do país, teria de haver comunicação e inteligência entre polícias municipais, estaduais e federais (nós fazemos até conference calls entre presídios...) E tudo isso custaria bilhões de dólares e implicaria numa mudança psicossocial profunda na estrutura política do país. Ou seja: é impossível. Não há solução.

O GLOBO - Você não tem medo de morrer?

MARCOLA - Vocês é que têm medo de morrer, eu não. Aliás, aqui na cadeia vocês não podem entrar e me matar... mas eu posso mandar matar vocês lá fora.... Nós somos homens-bomba. Na favela tem cem mil homens-bomba... Estamos no centro do Insolúvel, mesmo. Vocês no bem e eu no mal e, no meio, a fronteira da morte, a única fronteira. Já somos uma outra espécie, já somos outros bichos, diferentes de vocês. A morte para vocês é um drama cristão numa cama, no ataque do coração... A morte para nós é o presunto diário, desovado numa vala... Vocês intelectuais não falavam em luta de classes, em "seja marginal, seja herói"? Pois é: chegamos, somos nós! Ha, ha... Vocês nunca esperavam esses guerreiros do pó, né? Eu sou inteligente. Eu leio, li 3.000 livros e leio Dante... mas meus soldados todos são estranhas anomalias do desenvolvimento torto deste país. Não há mais proletários, ou infelizes ou explorados. Há uma terceira coisa crescendo aí fora, cultivado na lama, se educando no absoluto analfabetismo, se diplomando nas cadeias, como um monstro Alien escondido nas brechas da cidade. Já surgiu uma nova linguagem. Vocês não ouvem as gravações feitas "com autorização da Justiça"? Pois é. É outra língua. Estamos diante de uma espécie de pós-miséria. Isso. A pós-miséria gera uma nova cultura assassina, ajudada pela tecnologia, satélites, celulares, internet, armas modernas. É a merda com chips, com megabytes. Meus comandados são uma mutação da espécie social, são fungos de um grande erro sujo.

O GLOBO - O que mudou nas periferias?

MARCOLA - Grana. A gente hoje tem. Você acha que quem tem US$40 milhões como o Beira-Mar, não manda? Com 40 milhões a prisão é um hotel, um escritório... Qual a polícia que vai queimar essa mina de ouro, tá ligado? Nós somos uma empresa moderna, rica. Se funcionário vacila, é despedido e jogado no "microondas"... ha, ha... Vocês são o Estado quebrado, dominado por incompetentes. Nós temos métodos ágeis de gestão. Vocês são lentos e burocráticos. Nós lutamos em terreno próprio. Vocês, em terra estranha. Nós não tememos a morte. Vocês morrem de medo. Nós somos bem armados. Vocês vão de três-oitão. Nós estamos no ataque. Vocês, na defesa. Vocês têm mania de humanismo. Nós somos cruéis, sem piedade. Vocês nos transformam em superstars do crime. Nós fazemos vocês de palhaços. Nós somos ajudados pela população das favelas, por medo ou por amor. Vocês são odiados. Vocês são regionais, provincianos. Nossas armas e produto vêm de fora, somos globais. Nós não esquecemos de vocês, são nossos fregueses. Vocês nos esquecem assim que passa o surto de violência.

O GLOBO - Mas o que devemos fazer?

MARCOLA - Vou dar um toque, mesmo contra mim. Peguem os barões do pó! Tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas. Mas quem vai fazer isso? O Exército? Com que grana? Não tem dinheiro nem para o rancho dos recrutas... O país está quebrado, sustentando um Estado morto a juros de 20% ao ano, e o Lula ainda aumenta os gastos públicos, empregando 40 mil picaretas. O Exército vai lutar contra o PCC e o CV? Estou lendo o Klausewitz, "Sobre a guerra". Não há perspectiva de êxito... Nós somos formigas devoradoras, escondidas nas brechas... A gente já tem até foguete antitanques... Se bobear, vão rolar uns Stingers aí...Pra acabar com a gente, só jogando bomba atômica nas favelas... Aliás, a gente acaba arranjando também "umazinha", daquelas bombas sujas mesmo... Já pensou? Ipanema radioativa?


O GLOBO - Mas... não haveria solução?

MARCOLA - Vocês só podem chegar a algum sucesso se desistirem de defender a "normalidade". Não há mais normalidade alguma. Vocês precisam fazer uma autocrítica da própria incompetência. Mas vou ser franco... na boa... na moral... Estamos todos no centro do Insolúvel. Só que nós vivemos dele e vocês... não têm saída. Só a merda. E nós já trabalhamos dentro dela. Olha aqui, mano, não há solução. Sabem por quê? Porque vocês não entendem nem a extensão do problema. Como escreveu o divino Dante: "Lasciate ogni speranza voi ch´entrate!"
Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno.

sábado, agosto 26, 2006

Sanguessugas ainda candidatos

Pelo menos 58 dos 86 deputados federais acusados de participar da máfia das ambulâncias vão disputar a eleição deste ano. Confira abaixo a lista divulgada nesta sexta-feria pelo TSE.

Continuam candidatos à reeleição na Câmara e no Senado:

1 - Adelor Vieira PMDB SC
2 - Agnaldo Muniz PP RO
3 - Alceste Almeida PTB RR
4 - Almeida de Jesus PL CE
5 - Almir Moura PL RJ
6 - Amauri Gasques PL SP
7 - Benedito Dias PP-AP
8 - Benjamin Maranhão PMDB PB
9 - Cabo Júlio PMDB MG
10 - Carlos Nader PL RJ
11 - Celcita Pinheiro PFL MT
12 - Cleonâncio Fonseca PP SE
13 - Cleuber Carneiro PTB MG**
14 - Coriolano Sales PFL BA (renunciou ao mandato)
15 - Coronel Alves PL AP
16 - Edir Oliveira PTB RS
17 - Eduardo Seabra PTB AP
18 - Elaine Costa PTB RJ**
19 - Enivaldo Ribeiro PP PB**
20 - Érico Ribeiro PP RS
21 - Fernando Gonçalves PTB RJ**
22 - Ildeo Araújo PP SP
23 - Irapuan Teixeira PP SP **
24 - Iris Simões PTB PR **
25 - Isaías Silvestre PSB MG
26 - João Caldas PL AL
27 - João Corrêa PMDB AC
28 - João Grandão PT MS
29 - João Magalhães PMDB MG
30 - Jonival Lucas Júnior PTB BA
31 - José Militão PTB MG
32 - Junior Betão PL AC
33 - Laura Carneiro PFL RJ **
34 - Marcelino Fraga PMDB ES
35 - Marcondes Gadelha PSB PB
36 - Maurício Rabelo PL TO
37 - Neuton Lima PTB SP
38 - Ney Suassuna PMDB PB
39 - Nilton Capixaba PTB RO
40 - Pastor Amarildo PSC TO
41 - Paulo Baltazar PSB RJ **
42 - Paulo Gouveia PL RS
43 - Pedro Henry PP MT
44 - Raimundo Santos PL PA **
45 - Reginaldo Germano PP BA
46 - Reinaldo Betão PL RJ
47 - Reinaldo Gripp PL RJ
48 - Ricardo Rique PL PB**
49 - Ricarte de Freitas PTB MT
50 - Vanderlei Assis PP SP (candidato pelo RJ)**
51 - Welington Fagundes PL MT
52 - Wellington Roberto PL PB

Candidato a suplente no Senado

53 - Carlos Dunga PTB PB (suplente de Cícero Lucena - PSDB) - continua candidato, segundo TRE-PB**

Candidatos a deputado estadual

54 - César Bandeira PFL MA
55 - Edna Macedo PTB SP **
56 - Marcos Abramo PP SP **
57 - Robério Nunes PFL BA **

Candidata a governo estadual

58 - Serys Slhessarenko PT MT


** não foi possível obter confirmação do gabinete, apenas se constatou que o nome permanece na lista do TSE.

domingo, agosto 20, 2006

Trash in Rio

Na Foto: Paulo Ballado, Luiz Fernando e Aloizio Uchôa.

Meu grande amigo, Paulo Ballado, acabou de ganhar um prêmio no Festival de Gramado. O filme é "Trash in Rio", uma breve incursão muito bem humorada no mundo do cinema “Trash”, através do ponto de vista de quatro produtores cariocas.

Vencedor da categoria Melhor Documentário Universitário do 14º Festival Cine Vídeo de Gramado.

Maiores Informações em:
http://www.ballado.ubbihp.com.br/
Segue um dos seus curtas (sim, sou eu no vídeo):

quinta-feira, agosto 17, 2006

"Com o tempo você vai percebendo que para ser feliz com outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquela pessoa que você ama ou acha que ama, e que não quer nada com você, definitivamente, não é a pessoa da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você..!"

Mário Quintana

sábado, agosto 12, 2006

Manuale d'Amour

" O coração tem o tamanho de um punho fechado...
e o formato de uma pêra com a ponta virada para baixo.
É o órgão que simboliza o amor,

segue o rítmo das emoções.
Normalmente, num adulto,
o coração bate 60, 70 vezes por minuto.
Numa pessoa apaixonada, bate bem mais rápido.
Pode chegar a 100 batimentos sem que ela perceba.
O coração é o último a morrer.
Continua a bater...
mesmo retirado do organismo,
mesmo quando a pessoa amada te abandona,
mesmo quando você não quer mais sofrer.
Não é mais você quem manda,
quando está apaixonado...
Quando seu coração bate forte por outra pessoa,
não é mais você quem manda.
É ele.
Este manual sobre o amor guiará você pelas fases do eterno sentimento.
É um verdadeiro guia que não tem a pretensão de ensinar nada...
baseado apenas no fato de que certas pessoas,
quando estão apaixonadas...
têm dificuldades e precisam de ajuda.
Neste manual, percorrem-se as artérias mais quentes do amor.
O homem não sabe porque se apaixona.
É simplismente atropelado.
Às vezes se torna ridículo ou confuso.
Às vezes, até perigoso.
Nós o ajudaremos.
Se você perserverar em seguir este caminho conosco...
entenderá muitas coisas sobre o amor.
Agora, pegue o controle remoto...
e vá para a primeira faixa deste CD.
Boa Sorte."

Assim começa o filme italiano "Manual do Amor".
Recomendo.

domingo, agosto 06, 2006

O Púcaro Búlgaro

Peça baseada no romance de Campos de Carvalho. "Jogos verbais e imagens delirantes". Tudo com muito bom gosto, gargalhadas garantidas. Imperdível!

Direção de Aderbal Freire-Filho. Com Augusto Madeira, Candido Damm, Gillray Coutinho, Isio Ghelman e Raquel Iantas.Teatro Poeira — r. João Batista, 104, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, tel. 0++/21/2537-8053. Quinta a sábado, às 21h; domingo, às 19h. R$ 10 a R$ 30. Até 27/8/06.